Como ensinar seu filho menor de 3 anos a escovar os dentes?

Publicado em 20/11/2013
Imagem do artigo Como ensinar seu filho menor de 3 anos a escovar os dentes?

Um dos passos mais importantes para estimular as crianças a escovar os dentes é o próprio exemplo dos pais, como as crianças copiam a postura dos adultos, fazer da escovação um momento divertido pode funcionar muito bem "Vale a criança escovar os dentes dos pais e vice-versa, mostre desenhos com personagens que fazem a higiene bucal e faça pose em frente ao espelho enquanto escova os seus dentes (afinal, eles aprendem por imitação).
Se ele trancar os lábios, vale dar risada e fazer cosquinhas. O importante é demonstrar prazer pela escovação." Nessa hora, os pais devem aproveitar para checar se a criança está escovando os dentes de forma correta e fazer correções quanto a força (a gengiva infantil é muito sensível e pede movimentos delicados para não sangrar) e sentido dos movimentos da escova (circulares ao fundo e sobe-desce nos dentes da frente).

Uma dica legal é usar um copinho com água para a criança poder enxaguar a boca em vez de se esticar na pia para alcançar a torneira, o que pode ser um incômodo para ela. É preciso explicar de forma carinhosa aos filhos que eles necessitam escovar os dentes e comentar os benefícios imediatos da higienização (gostinho bom na boca e dentes mais brancos) sem deixar de mencionar a prevenção às cáries. Elogie sempre, assustar as crianças não é uma boa saída, ela pode criar traumas que irão atrapalhar para a saúde bucal dela. O monstro das cáries é uma brincadeira de péssimo gosto.

"Falar para a criança que vai levá-la ao dentista para tomar injeção é um erro, a cadeira de dentista é para tratar os dentes e deixar o sorriso mais saudável, e não um local de tortura".

Criar um ritual para o hábito de escovar o dente é excelente. Existem pais que compram até fantasias para incentivar as crianças a ter prazer pelo momento da escovação, uma espécie de "operação contra as cáries", quando personagens entram em ação para fazer a limpeza bucal. A brincadeira pode ir muito além, com alguns artifícios como escovas de dente coloridas, que piscam ou apresentam desenho de personagens. "A música e os livros de historinhas específicos sobre a saúde bucal também são grandes aliados".

Deixe seu comentário


Estrutura de Atendimento

Estrutura de Atendimento - Amo Odontologia- DentistasTemos instalações novas e modernas, equipadas de acordo com as normas do Ministério da Saúde.
Salas de Espera para crianças e adultos.

Atendemos as cidades de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Nazaré Paulista, Piracaia e Mairiporã.

A empresa Amo Odontologia
Consultorio Amo Odontologia
Amo Odontologia
Instalações do Amo Odontologia
Imagem de Galeria Home
Empresa Amo Odontologia