Não tenha medo de ir ao dentista

Publicado em 26/03/2013
Imagem do artigo Não tenha medo de ir ao dentista

Você tem medo de ir ao dentista?

É natural e muito comum ouvir "Eu odeio ter que ir ao dentista", "Tenho medo de dentista", "Passo mal em pensar em dentista", entre outras. Essas frases são ditas por pessoas que tem algum tipo de medo, pavor ou algo mais grave como odontofobia. Em pesquisas recentes, publicada na revista Community Dentistryand Oral Epidemiology, mostra-se que 50% da população ficam com receio ao marcar a consulta com o dentista. No caso dos odontofóbicos a pesquisa revela que 10% nem cogita marcar uma consulta, isso é muito preocupante, pois as pessoas deixam de cuidar da sua saúde bucal, podendo assim desenvolver alguns problemas bucais, tais como, tártaro, maior incidência de cáries, problemas gengivais, perdas dentárias e até mesmo doenças mais graves e difíceis de serem tratadas.

Alguns motivos apontados em relação aos pacientes que não gostam de frequentar o dentista é a falta de afinidade com o profissional, alguma experiência negativa com outros dentistas, desconforto por ficar com a boca aberta por muito tempo, agonia quando alguém mexe com instrumentais em sua boca, medo de sentir dor na hora da anestesia, não suportar o ruído dos "motorzinhos", vergonha de serem descobertas muitas cáries ou do tratamento ser longo, e até mesmo receio do valor do orçamento.

Atualmente existem tratamentos especializados para tratar esse tipo de doença, como terapias, sessões de relaxamento e orientação para tranquilizar durante a consulta. Se o medo do dentista não é uma fobia, é apenas um pequeno receio, já é importante seguir algumas dicas para que não se torne um odontofóbico. Escolha um profissional de confiança e que tenha boas indicações, marque suas consultas de um dia para o outro, para evitar sofrimento antecipado e risco de desistência, vá ao dentista pelo menos duas vezes ao ano, marque em um dia que você esteja livre e sem preocupações, durante a consulta procure se distrair ouvindo músicas, para descontrair e evitar a tensão, no final da consulta, faça perguntas ao profissional, do que foi feito e dos cuidados necessários, para se sentir mais confortável durante o tratamento.

Ter uma saúde bucal saudável é essencial para o nosso bem estar, não pode ser deixada de lado. Não tenha medo dos dentistas, eles são profissionais sérios e dispostos a fazer o melhor para ver seu sorriso.

Deixe seu comentário


Estrutura de Atendimento

Estrutura de Atendimento - Amo Odontologia- DentistasTemos instalações novas e modernas, equipadas de acordo com as normas do Ministério da Saúde.
Salas de Espera para crianças e adultos.

Atendemos as cidades de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Nazaré Paulista, Piracaia e Mairiporã.

A empresa Amo Odontologia
Consultorio Amo Odontologia
Amo Odontologia
Instalações do Amo Odontologia
Imagem de Galeria Home
Empresa Amo Odontologia